Procurar Imóvel
Partilhar  »  
Terreno com projeto aprovado em Alcobaça - Leiria
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5
Ver fotografias de maior dimensão
  • Tipo de imóvelTerreno
  • Venda
    € 7.250.000
  • Área151950 m²
  • EstadoEm Projecto
  • DistritoLeiria
  • ConcelhoAlcobaça
  • Freguesia
    Alcobaça e Vestiaria
  • REFAV-PBI-1253
-
-
-
151950 m²
-
-
I
 

Descrição

Loteamento importante junto a Alcobaça cujas obras de urbanização foram aprovadas pela CMA, para habitação (unifamiliar e plurifamiliar), comércio e serviços, com Área Bruta de Construção (ABC) total de 151.950m².

Classe Energética: Isento

A atual cidade de Alcobaça cresceu nos vales do rio Alcoa e do rio Baça.

A área do atual concelho de Alcobaça foi habitada pelos Romanos, mas a denominação ficou-lhe dos Árabes, cuja ocupação denota uma era de progresso a julgar pelos numerosos topónimos das terras adjacentes que os recordam, tais como Alcobaça, Alfeizerão, Aljubarrota, Alpedriz e ainda outros topónimos.

Quando Alcobaça foi reconquistada, a localidade tinha acesso ao mar que perto formava a grande Lagoa da Pederneira que atingia Cós e permitia navegarem as embarcações que transportavam para o resto do País os frutos deliciosos produzidos na região graças à técnica introduzida pelos monges de Cister.

Afonso Henriques doou aos monges Cistercienses a 8 de Abril de 1153 as Terras de Alcobaça, com a obrigação de as arrotearem; as doações feitas ao longo dos diversos reinados vieram a constituir um vastíssimo território - Os Coutos de Alcobaça - que ia desde cerca de São Pedro de Moel a São Martinho do Porto e de Aljubarrota a Alvorninha, tendo o território atingido o seu máximo no reinado de D. Fernando I.

Os monges de Cister chegaram a ser senhores de 14 vilas das quais 4 eram portos de mar: Alfeizerão, São Martinho do Porto, Pederneira e Paredes da Vitória.

Os monges de Alcobaça, além da sua atividade religiosa e cultural- tiveram aulas públicas desde 1269 e nelas, além de Humanidades, Lógica e Teologia, ensinaram técnicas agrícolas - desenvolveram uma ação colonizadora notável e perdurável, pondo em prática as inovações agrícolas experimentadas noutros mosteiros e graças às quais arrotearam as terras, secaram pauis, introduziram culturas adequadas a cada terreno e organizaram explorações ou quintas, a que chamavam granjas, criando praticamente a partir do nada uma região agrícola que se manteve até aos nossos dias como uma das mais produtivas de Portugal. Joaquim Vieira Natividade refere-se aos monges de Alcobaça, como os monges-agrónomos.

Os concelhos de Alcobaça e Nazaré, bem como parte do norte do concelho de Caldas da Rainha, foi arroteada e administrada pelos monges alcobacenses. Este vasto território denominava-se os Coutos de Alcobaça.

Localização

União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Alcobaça, Leiria

Contactos

Portugal Best Invest
Licença AMI: 16149
Website: portugal-best-invest.com
Morada: Rua do Luar - 8500-510 Portimão
Telefone: 961 266 322 / 964148343